Visitas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

SPA-FRANCORCHAMPS - DA PERSPECTIVA DO VENCEDOR

" Foi uma corrida que passou muito pela estratégia, embora, no que me toca, com muita sorte à mistura.
Saquei a pole com 2:02 alto...o arranque foi uma desgraça, com medo de ser penalizado, pois o novo patch não nos permite arrancar um pouquinho mais cedo, acabei por ceder a minha posição passando a ocupar a 3ª posição atrás do miguel tuga e à frente do Braga.
Ainda na 1ª volta o Braga faz melhor a chicana e saí mais rápido, passa-me em aceleração, assim, à entrada da 2ª volta estava em 4º. e o kidney já levava uns 4 seg. de avanço sobre o nosso grupo de três...
penso que na 2ª volta, na travagem para a ultima curva (gancho à direita) o braga bate na roda de trás do miguel. o carro fica inguiável...o braga espera que o miguel retome a posição, mas o miguel andava aos esses na pista, o braga lá consegue arranjar forma de o passar antes da descida da 3ª volta, mas eu quando vou tentar o miguel aperta-me contra o rail...travo e volto a tentar numa curva onde ele sai de pista, mas ele volta de novo à pista e quase me bate...voltei a travar e a deixa-lo passar...fui andando assim o resto da volta até que pensei que na zona rápida que antecede a chicana o podia passar, mas enganei-me, ele andava completamente de um lado para o outro e se eu arriscasse passar também eu teria de ir à box e ainda perdia mais tempo. optei por ir atrás dele até que ele, finalmente me deixou passar (entrou na pit).
Com isto o kidney distanciou-se imenso e o miguel nem o via...lá fui atrás do prejuízo...penso que pela volta 13ª o kidney foi à pit reparar o carro, soube nesse momento que o kidney optou por arriscar ir com depósito cheio no início para não ir à pit, pelo que só reparou o carro, desta feita passei a ocupar a 2ª posição. só lá pela volta 15º é que passei o miguel quando ele foi à pit, optei por ir à pit na 16ª volta, pois ainda tinha combustível para essa volta e os pneus não estavam assim tão maus porque andei a pastar as primeiras 3 voltas...estava em 1º mas tive de ir à pit atestar e mudar pneus..não sei como saí à frente do miguel, mas muito atrás do kidney..devia estar a uns 20 seg. do kidney...como sabia que ele não tinha necessidade de parar tinha uma bela tarefa, em 14 voltas recuperar esses 20 seg.
apertei mesmo com o carro...na 23ª e na 24ª fiz voltas no seg. 2:02, mesmo assim não estava perto o suficiente, uns 10 seg...mas à medida que dava as ultimas voltas, embora já não tão boas, pois os pneus começaram cedo a dar sinal de desgaste (derivado à condução mais agressiva), comecei a aproximar-me do kidney...eram os pneus dele a cederem...ele compreendeu que não iria conseguir aguentar, com o risco acrescido de um despiste e resolve ir à pit só para trocar penus...assim, pela 26ª volta, não sei ao certo, ele cede-me a liderança...quando sai da pit está a uns 10 seg de mim. e com pneus novos e eu com pneus gastos...começa a aproximar-se e eu com dificuldade vou tentando manter o carro em pista..terminou a prova a 3 seg, de mim, penso eu, mais umas voltas e a vitória seria dele...muito bom!!! "


Texto por j_abranches

Sem comentários:

Enviar um comentário